Métodos Diagnósticos em Especialidades

São exames complementares, solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para doenças cardiovasculares. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica.

O AME Maria Zélia também disponibiliza os seguintes exames diagnósticos:

 

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma ou Eletrocardiografia (ECG)

O exame de Eletrocardiograma ou Eletrocardiografia (ECG) um exame de diagnóstico na Especialidade de Cardiologia, em que é feito o registro das ondas elétricas geradas pela atividade do coração, por um aparelho chamado Eletrocardiógrafo.

Como é realizado: São utilizados 12 eletrodos, com o formato de “prendedores”, colocados nas pernas, braços e no tórax do paciente. Este conjunto de eletrodos capta a atividade elétrica do coração, sendo a informação enviada para o Eletrocardiógrafo, que a registra em um papel milimetrado. A análise do traçado do ECG permite saber a sequência de batimentos cardíacos, se o ritmo cardíaco é regular ou não, se há alterações devidas a problemas cardíacos gerados por determinadas patologias, como a Hipertensão Arterial, Angina ou Infarto (doenças isquêmicas do coração), entre outras.

Holter

Holter Cardiológico

O exame de Holter Cardiológico monitora a atividade elétrica cardíaca por 24 horas contínuas ou mais, através do uso de um aparelho portátil (gravador). Este exame é de muita utilidade para se observar alterações no ritmo do coração, como as arritmias cardíacas, que seriam difíceis de identificar no exame de ECG.

De forma ilustrativa, o Holter Cardiológico nada mais é do que um exame contínuo de ECG.

Como é realizado: O Holter registra os sinais elétricos do coração por meio de uma série de eletrodos presos na parede torácica.

Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA)

Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA)

O exame de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA) é um exame útil para o diagnóstico e acompanhamento da Hipertensão Arterial.

Como é realizado: Uma braçadeira é colocada no braço do paciente para medir a pressão arterial, da mesma forma que os aparelhos comuns, ligada a um compressor que fica preso à sua cintura.

Teste Ergométrico

Teste Ergométrico ou Ergometria (“Teste da Esteira”)

O exame de Teste Ergométrico ou Ergometria é um exame que consiste em submeter o paciente a uma determinada modalidade de esforço físico, graduado e monitorado por eletrocardiograma e medidas de pressão arterial.

Como é realizado: Geralmente, o esforço pode ser realizado através de esteira ou bicicleta.

Espirometria ou Prova de Função Pulmonar

Espirometria ou Prova de Função Pulmonar

O exame de Espirometria ou Prova de Função Pulmonar é um exame utilizado na investigação e acompanhamento de diversas doenças pulmonares. Com este exame, consegue-se medir a velocidade e a quantidade de ar que colocamos para dentro e para fora dos pulmões.

Como é realizado: O exame é realizado respirando-se pela boca por meio de um tubo conectado a um aparelho, que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

Eletroneuromiografia

Eletroneuromiografia (ENMG)

O exame de Eletroneuromiografia (ENMG) é o estudo do registro gráfico das respostas elétricas do sistema nervoso periférico e do sistema muscular.

Como é realizado: O exame de ENMG é realizado por médico com formação especializada em neurofisiologia clínica, com o emprego de aparelho específico (eletroneuromiógrafo), consistindo de 02 (duas) etapas: na primeira etapa, são aplicados leves choques elétricos nos membros (braços ou pernas), enquanto que, na segunda etapa, empregam-se eletrodos de agulhas pequenas. O exame de ENMG é importante para o auxílio diagnóstico e terapêutico, e para fins de prognóstico em doenças neuromusculares.

Audiometria

Audiometria

O exame de Audiometria é um exame de diagnóstico na Especialidade de Otorrinolaringologia, com duração aproximada de 30 minutos, tendo a finalidade de avaliar a função auditiva do paciente.

Como é realizado: O paciente adentra uma cabine audiométrica acústica. O profissional especialista irá reproduzir sons com diferentes intensidades e frequências (audiometria tonal) e palavras (audiometria vocal), através de um fone devidamente colocado. O paciente apertará um botão, ao ouvi-los.