Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental propõe ações preventivas como garantia de segurança em relação aos riscos que algumas atividades possam causar à saúde dos usuários e ao ambiente interno e externo do Ambulatório.

Objetiva a conquista da qualidade ambiental, controlando todos os processos de suas atividades, a fim de construir uma cadeia segura e ambientalmente correta, que atenda à legislação local, e que esteja dentro do comprometimento de sua missão.

Você também é responsável pela preservação da vida!

Escolha o destino do seu lixo, ou melhor, de seu planeta dentro de sua casa e de seu ambiente de trabalho.

 

Ambulatório livre de Mercúrio

O Mercúrio é um metal líquido, prateado, extremamente tóxico ao nosso organismo. Quando derramado, forma pequenas gotas e se evapora, sem que percebamos o vapor no ar que é respirado. No organismo, pode causar danos irreversíveis, sobretudo aos rins e ao sistema nervoso central, provocando irritabilidade, tremores, alteração da visão, audição e problemas de memória.

O AME Maria Zélia substituiu todos os aparelhos que utilizam mercúrio, como termômetros e aparelhos de medir pressão, por aparelhos digitais e aneroides.

Outra ação importante é o descarte correto das lâmpadas utilizadas no AME Maria Zélia, que contêm mercúrio. É realizado por uma empresa especializada, responsável por fazer a descontaminação por meio de um processo que separa todos os componentes e os armazena com segurança, sobretudo o mercúrio.

PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde)

O Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

– Segregação,

– Armazenamento,

– Acondicionamento,

– Transporte temporário,

– Identificação,

– Tratamento interno e externo,

– Coleta,

– Disposição final,

recicle

Uso e descarte consciente de Pilhas e Baterias

As pilhas e baterias contêm metais tóxicos, como mercúrio, cádmio e chumbo, entre outros, que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde. Por não serem materiais biodegradáveis, levam séculos para decompor, podendo vazar e contaminar lençóis freáticos, solo e rios, causando danos à saúde das pessoas e aos animais.

Há estudos que mostram que algumas substâncias presentes nas pilhas e baterias podem levar à anemia, a problemas neurológicos e ao desenvolvimento de câncer.

Diante desta preocupação, o AME Maria Zélia adotou medidas, com a aquisição de pilhas e baterias recarregáveis.

É importante que haja o descarte consciente de pilhas e baterias em postos de coletas.

Resíduos

O AME Maria Zélia, como os demais Serviços de Saúde, gera resíduos. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o armazenamento e descarte dos resíduos gerados.

Pela importância desses resíduos, o AME Maria Zélia investe em treinamentos dos colaboradores, para o descarte adequado e a correta coleta dos resíduos, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI).  A destinação final dos resíduos é a incineração em local licenciado pelo Órgão Ambiental.

Consumo Racional de Água e Energia

O AME Maria Zélia realiza campanhas internas para a conscientização dos pacientes e colaboradores, quanto ao uso racional de água e energia, com a adoção das seguintes boas práticas: rotinas de inspeção do uso do ar condicionado e de verificação de luz acesa, aquisição de equipamentos mais eficientes, como torneiras com temporizador e vasos sanitários com caixa acoplada, substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, entre outras medidas.

Semana do Meio Ambiente

Preocupado com o bem-estar dos pacientes e colaboradores e buscando conscientizar a todos sobre os impactos ambientais decorrentes das atividades assistenciais, o AME Maria Zélia organiza e promove, anualmente, a Semana do Meio Ambiente, com a realização de palestras educativas que proporcionem reflexão sobre sustentabilidade, integrando todas as áreas, permitindo a troca de experiências e evidenciando a abrangência do tema, proporcionando espaço participativo para o desenvolvimento de diversas atividades.

Reaproveitamento de Papel

No AME Maria Zélia, entre as ações ambientais praticadas, está o reaproveitamento do papel impresso, que não tem mais finalidade, transformando-o em bloco de anotações e rascunho. O destino final dos papéis é a reciclagem.

Coleta Seletiva

É a ação de separar o lixo na fonte geradora, de acordo com o tipo de resíduo.

Cada tipo de resíduo tem coleta, descarte e destinação corretos. A ação de coleta seletiva auxilia na formação de novos conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, e essa percepção é vista a partir do momento em que cada colaborador descarta os resíduos gerados em seus correspondentes recipientes.

No AME Maria Zélia, a coleta seletiva é realizada em todos os Setores, com recipientes apropriados e identificados para cada tipo de resíduo gerado, como: resíduo comum (orgânico), resíduo reciclável (papéis, metais e plásticos) e resíduo infectante.

Coleta de Películas de Raios-X

O AME Maria Zélia é um posto de coleta de películas de Raios-X.

O material recolhido é encaminhado para empresa especializado, com o objetivo de dar destinação adequada ao resíduo químico.

É importante enfatizar que, no AME Maria Zélia, as películas de Raios-X estão restritas somente ao exame de Mamografia.

A revelação de radiografias é um processo químico que merece atenção especial. Um dos elementos responsáveis, para que o processo de revelação ocorra, é a prata presente na película que, mesmo após a revelação, permanece em sua superfície.

O descarte adequado dessas películas garante que esse material retorne ao ciclo produtivo e não seja descartado de qualquer forma, ou que fique confinado em um aterro sanitário.

Após a lavagem das películas e retirada da prata, o material passa por um processo de secagem e é transformado em diferentes tipos de material de escritório.