Imagem

Ultrassonografia

No exame de Ultrassonografia, onde ondas acústicas são utilizadas para rastrear estruturas do corpo humano, é possível a visualização de órgãos profundamente localizados no abdômen (por exemplo, rins, fígado e pâncreas), assim como estruturas de localização superficial (glândula tireoide, articulações, olhos, pele, etc…).

Como é realizado: na região a ser visualizada, é aplicado um produto em gel, atóxico; a seguir, o profissional médico especialista utilizará um aparelho, chamado de transdutor, que permitirá formar imagens da região do corpo examinada.

Ecocardiograma ou Ecocardiografia

O exame de ecocardiograma ou ecocardiografia é um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar alterações de suas estruturas, as câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e artéria aorta), permitindo, também, medir o fluxo de sangue que passa pelas válvulas e vasos do coração.

Uma forma mais simples de definição do exame é compará-lo a um exame de ultrassonografia, porém do coração, permitindo, assim, a geração de imagens.

Como é realizado: semelhantemente ao exame de ultrassonografia, é aplicado um produto em gel, atóxico, na região do tórax (“peito”); a seguir, o profissional médico especialista utilizará um aparelho, chamado de transdutor, que permitirá formar imagens da região do coração a ser analisada.

Radiologia

São exames complementares necessários para auxiliar na avaliação dos pacientes, em que é possível visualizar, com detalhes, as partes ósseas e demais órgãos do corpo humano.

Raios-X

O exame de Radiografia (ou Raios-X) consiste na emissão de radiações que, ao atravessarem os órgãos e tecidos, geram imagens do interior do corpo humano.

Como é realizado: É um exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do  corpo e serve para avaliar as condições  de órgãos e estruturas internas.

Pelo uso de radiação ionizante, esta modalidade de exame não pode ser realizada por gestantes. Assim, na suspeita de gestação, a paciente deve informar o fato para a equipe de profissionais que lhe presta assistência.

Mamografia

O exame de mamografia corresponde ao exame de radiografia das mamas, sendo o principal método de diagnóstico de imagem para o rastreamento de tumores de mama.

Como é realizado:

001

Mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida através de um aparelho de raios X, conhecido como mamógrafo.

 

002

É necessário tirar a roupa da cintura para cima; por isso, a indicação de não ir de vestido ao exame nem com blusas difíceis de tirar.

 

003

 

Normalmente, o médico faz duas ou mais radiografias de cada mama, que é comprimida no aparelho, para que fique com uma espessura mais uniforme.

 

004

 

Posicionar-se corretamente durante a mamografia pode aumentar a probabilidade de identificar tumores de mama invasivos

 

005

Os raios X podem detectar alterações na mama, como nódulos, cistos e microcalcificação.

 

006

Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

 

007

 

Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

 

008

A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.