Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia, tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados.

Nestes seguimentos podem ser destacados:

Este sistema gerencia todo o processo desde a captura de imagens de exames até a entrega do laudo final ao paciente ou médico solicitante. As imagens dos exames são capturadas e enviadas para Centrais de Laudos que confeccionam os laudos e os devolvem em minutos ou ainda através de consultas internas ou via WEB.

O sistema de gestão hospitalar contempla toda a parte ambulatorial, agendamento de exames, registro do paciente, pronto atendimento, internação entre outros, permitindo o controle e organização dos fluxos hospitalares ligados à assistência.

O sistema de informação hospitalar, um dos mais modernos e completos softwares de gestão de saúde, possui módulos totalmente integrados que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informações e um alto desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir total segurança de dados e acessos

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Aprimoramento

Educação Continuada no Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia

Educação continuada consiste em um programa de formação e desenvolvimento dos recursos humanos de Enfermagem a fim de aprimorar os indivíduos e consequentemente melhorar a assistência prestada aos usuários.

Realiza o aperfeiçoamento de habilidades, tais como: maior percepção da realidade em que estão inseridos, construindo novos conhecimentos.

Com o objetivo de manter o Modelo Assistencial de Enfermagem da SPDM Unidades Afiliadas o AME Maria Zélia tem adotado estratégias de ensino, pautadas na Andragogia, e iniciativas que promovem discussão clínica e atualização científica.

Dentre as quais destacam-se:

Simulações de situações do cotidiano profissional dos colaboradores têm sido realizadas com frequência tanto para o alinhamento dos processos, melhoraria da qualidade assistencial, quanto para o desenvolvimento do capital humano.

Além das simulações realísticas, jogos, dinâmicas e competições são adotadas com a finalidade de desenvolver competências, implantar e realizar a manutenção de protocolos institucionais.

Recrutamento é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, formação e outros). Pode acontecer em duas formas: o recrutamento interno e recrutamento externo.

Recrutamento interno: Divulgação da vaga aos colaboradores que já atuam na organização oferecendo a possibilidade de promoção ou transferência.

Recrutamento externo: Divulgação da vaga ao público em geral, por meio de internet, jornais,  abertura para a participação da comunidade em geral.

O processo de Seleção de Pessoal é realizado em parceria com o setor de Recursos Humanos.

A entrevista é pautada na avaliação de competências profissionais, para este processo espera que haja assertividade e eficácia na contratação, atendendo as necessidades da instituição e a diminuição da rotatividade dos colaboradores a fim de manter a qualidade da assistência de enfermagem.

Com foco na busca pela melhoria contínua e na segurança do paciente são realizadas: leitura compartilhada de materiais institucionais; uso de vídeos educativos; discussão de textos e dinâmicas para os colaboradores recém-contratados. Neste momento é esperado o nivelamento do conhecimento técnico dos profissionais para garantia da continuidade do modelo assistencial.